. Não há famílias perfeitas
















Autor - Marta Gautier



Ano de edição - 2009
Leitura em - Abril 2010


Esperava uma coisa e saiu outra. Felizmente, muito melhor. Impossível não encontrar entre mim e cada uma das pacientes do sofá daquele consultório, parecenças e até respostas.
De todos há dois textos que gostei particularmente, um deles chama-se "Juro ter os meus filhos penteados, limpos e bem vestidos"e desata um rol de promessas deste género, desenhando uma mãe perfeita, como todas gostaríamos de ser mas sabemos ser impossível ou irreal. Termina com "
Juro
ter tempo, não me queixar, ser divertida, boa amiga,
conciliadora, ouvir desabafos, desabafar, chorar só
quando é preciso. Juro não ser parvinha, embirrenta,
ciumenta, mole. Juro ser feliz, ter graça, inovar, sair
com amigos, ler, ser culta, esperta, rápida, solidária,
bem‑disposta,
optimista, interessante.
Juro solenemente". Boas resoluções!
O outro chama-se "Não me apetece" e é um excelente mote para uns quantos desabafos de mães da vida real a quem, por vezes, "não me apetece estar alegre, não me apetece rir, não me apetece compreender, não me apetece ser companheira, não me apetece brincar".