. Kafka à beira-mar
















Autor - Haruki Murakami
Ano de edição - 2002
Leitura em - Dezembro 2010





Não foi às primeiras linhas que o livro me conquistou, porque a escrita de Murakami baralha e intriga, mas, quando damos por nós, já lá estamos dentro, já não conseguimos largar. No final, há pontas que não se ataram e é essa a grande magia do autor, tudo misturado numa escrita intensa e depurada, digna de todos os elogios e vénias, da qual guardo, especialmente, os diálogos.

"- ...como é que imaginas que o pássaro recupera a estabilidade do olhar?
Abano a cabeça.
- Não faço ideia.
- Levantando e baixando a cabeça, para tentar compensar a oscilação do galho. (...) Não achas que viver assim, todos os dias, cansa? Sempre a ter de mexer a cabeça de cada vez que o ramo em que se pousa oscila?"

"- Mas as metáfora ajudam a reduzir a distância.
- Mas nem tu nem eu somos metáforas.
- Claro que não - defendo-me eu - Mas as metáforas ajudam a eliminar aquilo que nos separa."

"Existe um outro mundo, paralelo ao nosso e, até certo ponto, conseguimos penetrar nesse mundo e depois regressar sãos e salvos. Desde que se tenha cuidado. Mas passando para além de um certo limite, corre-se o risco de perder o norte."

"- As recordações são aquilo que nos aquece a alma. Mas também que despedaçam o nosso coração.
Nakata abanou a cabeça.
- Essa é das difíceis. Nakata não compreende o que são recordações. A única coisa que compreende é o tempo presente.
- Comigo passa-se exactamente o contrário - disse a sra. Saeki."

"Estar com ela é como sentir uma dor fininha, uma faca gelada espetada no meu peito, mas o mais engraçado de tudo é que me sinto grato por isso. Sinto que aquela dor fria e a minha existência são uma e a mesma coisa. A dor é a âncora que me prende aqui."

"O mais importante, no que diz respeito à vida por estas bandas, é o facto de as pessoas se deixarem absorver pelas coisas.
- Absorver pelas coisas? Que quer isso dizer?
- Acontece o mesmo quando estás na floresta. Tornas-te parte da floresta. Quando estás à chuva, tornas-te parte da chuva. Quando é manhã, tornas-te parte da manhã. Quando estás comigo, tornas-te parte de mim."